Irlanda - O que visitar?

Notas e dicas sobre a Irlanda

– Os preços dos hotéis em Dublin são muito caros no Verão. Se a sua viagem tem um orçamento apertado, tente aproveitar uma outra altura do ano ou ficar hospedado fora do centro da cidade.

– A Irlanda é muito mais que a sua capital, e o seu grande património natural é impressionante. Existem inúmeras excursões à venda em Dublin. Dê uma oportunidade que vai valer a pena.

– A comida é fabulosa com os seus guisados e carne de ovelha. As cervejas também são maravilhosas sobretudo a Guiness que parece ter um sabor especial.

– Esteja preparado para independentemente da estação em que viaja apanhe chuva. Ela costuma ir e vir e não é muito previsível.

– Infelizmente em Dublin, existe muitos sem abrigo sobretudo no centro da cidade. Por outro lado no centro da cidade não existe rua em que não tenha um bar com música ao vivo. De facto existe música ao vivo em toda a cidade notando-se a alegria do povo irlandês.

A nossa viagem pela Irlanda foi um pouco curta pelo que ficamos no centro de Dublin e num dos dias fomos numa das muitas excursões que existem.

 O que visitar em Dublin?

Dublin é uma excelente cidade para visitar a pé. Para além dos seus magníficos jardins verdes, os famosos pubs alegram a cidade tanto de noite como de dia. De noite não pode deixar de visitar o famos Temple Ber e toda a zona à sua volta. Claro que sentirá sufocando de tantos turistas mas é um dos maiores ícones de Dublin.

Relativamente aos parques, tente aproveitar o máximo que a chuva e o seu tempo permitir mas deverá ir ao Merrion Square pois fica o memorial a Oscar Wilde, um dos escritores mais conhecidos em todo o mundo.

Deve percorrer a O’Connell Street (rua principal de Dublin) e em nome de uma das principais figuras da Irlanda pela sua libertação. Nesta rua você terá a The Spire que não passa de um monumento em forma de agulha com 120 metros de altura.

A Irlanda tem muita história e muitos vestígios de vikings e celtas, como tal recomendámos uma visita ao museu nacional e ao Dublinia. Este último foi sem dúvida alguma um dos pontos altos da nossa visita. Trata-se da história medieval da Irlanda e da altura dos Vikings. É um museu muito interativo, vale bem a pena.

Bem perto deste museu fica a impressionante Christ Church Cathedral, outra das marcas da Irlanda.

Não tivemos oportunidade de realizar a experiência da Guiness que deixamos para uma próxima, mas fomos à experiência da Jameson. Valeu bem a pena. Além de toda a história e ensinar sobre o fabrico do mesmo, explicaram através de prova a diferença entre whisky da Irlanda, Escócia e Estados Unidos. Por fim tínhamos direito a um cocktail com whisky Jameson ou um Whisky puro.

Merece ainda visita o castelo de Dublin, que apesar de antigo não aparenta como um castelo medieval. Poderá ainda entrar na sala do trono.

Pela sua importância e história não deve perder também o Saint Patrick’s Cathedral bem como a famosa Trinity College, primeira universidade da Irlanda e complexo de lindos edifícios nomeadamente da “Old Library” – a maior biblioteca da Irlanda e que contém os famosos Book of Kells (livros do sec. XIX e escritos em Latim).

Mas como referimos no início, a Irlanda é muito mais que Dublin e existem muitas excursões acessíveis de um dia para poder explorar este país.

O que visitar fora de Dublin?

A nossa excursão teve como destino, as Montanhas de wicklow onde admiramos paisagens lindíssimas com trilhas para caminhadas em penhascos até vales glaciais e lindos lagos. A meia hora visitamos Glendalough – conjunto de restos monásticos que datam do século VI. As principais atrações são o portal de granito construído para o mosteiro, a torre redonda e pontiaguda revestida de ardósia e a austera Igreja de São Kevin. Mas também encontrará vestígios celtas em toda a parte. Bem perto fica o Glendalough Upper Lake, se gosta de fotografia vai valer bem a pena.

Por fim fomos a Kilkenny uma das principais cidades da Irlanda mas com apenas cerca de 30 mil habitantes. A cidade é bem aconchegante e distingue-se pelo seu património histórico e medieval. O castelo de Kilkenny é uma das principais atrações assim como as igrejas de estilo gótico e as ruas que respiram uma era medieval.

Um de nós teve ainda a oportunidade de passar algum tempo em Limerick a terceira maior cidade da Irlanda.

Sobre Limerick?

Em Limerick existem autocarros no centro para os arredores da cidade a várias horas do dia e a um preço acessível. Existem ainda autocarros diariamente para outras zonas turísticas do país.

Fiquei alojada na zona de Cedars, perto da universidade mas a cerca de 30 minutos a pé do centro da cidade, sendo que existem autocarros durante todo o dia/noite para fazer o percuso. Limerick tem um grande campus univertário.

Principais pontos a visitar em Limerick:

  • Mary’s Cathedral – É o prédio mais antigo da cidade e tem uma arquitectura bastante diferente. Encontra-se aberta todos os dias para visita e são realizados divesos concertos no seu interior.
  • Hunt Museum – Fica no centro da cidade, em frente ao rio shannon, com entrada gratuita e com diferentes exposições ao longo do ano. Têm uma exposição permanente sobre a cultura e história do país.
  • King John’s Castle – É das atrações mais famosas da cidade mas não tive a oportunidade de entrar, apenas visitei o seu exterior. Já remonta ao ano 922, quando a ilha era habitada pelos vikings.
  • Bedford Row – É a rua mais movimentada de Limerick, com muitas lojas, cafés, restaurantes.
  • Milk Market – Este mercado está aberto apenas aos sábados de manhã. É um mercado normal com produtos frescos mas com uma dimensão pequena.
  • Artur’s Quay Park – É o maior parque situado no centro da cidade, com um grande espaço verde em que é possível vislumbrar o rio shannon e o King John’s Castle. É uma das melhores vistas da cidade!