Holanda
O nosso país de eleição. Foram várias as visitas às suas cidades, sobretudo Amesterdão. É bastante fácil viajar pelo País, seja alugando um carro ou de comboio. E cada cidade está equipada com excelentes meios de transporte. E claro excelentes ciclovias!
Amesterdão
Foi a cidade que mais vezes visitamos, e sem dúvida alguma que é a nossa cidade preferida. O alojamento na cidade não é propriamente barato pelo que nas primeiras vezes que visitamos a cidade ficamos acampados no camping Vliegenbos Amesterdam. Acontece que fica do outro lado do rio, pelo que caso esteja a pé ou de bicicleta terá de atravessar o rio num ferry e ainda levará algum tempo a chegar ao centro da cidade. Mas tem a alternativa de autocarro mesmo em frente ao parque de campismo que custa 1,30€ e leva apenas 10 minutos. Durante o Inverno o parque está fechado e ficamos no hotel Omega Amsterdam Hotel. Gostámos da sua comodidade e a relação preço-qualidade é do melhor que há.
Como já vimos praticamente tudo em Amesterdão selecionamos um TOP 10 a não perder:
Casa Anne Frank
As filas são enormes (poderão ter de esperar 2 horas) pelo que recomendamos a que comprem os bilhetes previamente ou que vão bem cedo a este museu. A visita não demora muito (entre 30 a 45 minutos) mas na nossa opinião deve ser vista uma vez pelo seu simbolismo e importância.
Passeio de barco
Vale bem a pena um passeio de barco pelos canais de Amesterdão. Existe muita oferta. Recomendamos que pegue num que o barco seja mais pequeno (cerca de 10 pessoas). Eles existem na rua onde se encontram cerca de 4 bull dogs coffe shops. Escolha numa hora perto do por do sol porque poderá ver Amesterdão de dia e de noite.
Museu de Amesterdão
Se quer conhecer como a cidade foi fundada e desenvolvida, este é um excelente museu. Interativo e pequeno, em 1 hora e meia conhecerá a história de Amesterdão.
Coffe shops
Se for a Amesterdão e não ir for a uma coffe shop não terá a experiência completa. Claro que nas coffe shops no centro de Amesterdão a grande maioria dos clientes são turistas pelo que não terá uma experiência local. Não precisa de comprar erva ou mesmo charros já feitos. Pode apenas contemplar o espaço enquanto bebé um chá ou disfruta de um brownie feito de erva. As mais conhecidas são as The bulldog. Existem 5 e uma delas é numa antiga estação da polícia que fica na Leidseplein. Na rua Oudezijds Voorburgwal existem 2 coffe shops Bulldog e 1 hotel Bulldog. Foi numa delas a primeira coffe shop. Esta zona fica na Red Light District.
Red Light District
É uma zona bem antiga da cidade, com edifícios do século 14. Nesta zona encontra-se a igreja mais antiga de Amesterdão, e como já deve ter ouvido falar as famosas janelas onde raparigas de todo o mundo desfilam os seus corpos em lingeries convidando a entrar possíveis clientes. As ruas são iluminadas por luzes avermelhadas. Não há qualquer insegurança nesta zona e recomendamos a sua visita durante a noite quando o bairro está à pinha de turistas e as janelas com as suas raparigas. Neste bairro encontrará museus dedicados ao sexo e sex shops e ainda casinos.
Museumplein (praça dos museus)
Esta praça é encantadora. Para além de ter uma grande concentração de museus, é nela que fica o famoso sinal IAmesterdam onde toda a gente tira fotos. Esta praça tem um vasto relvado onde poderá relaxar caso o tempo assim o permita. Os principais museus nesta praça são Rijksmuseum, o maior museu da Holanda e onde encontrará a “Ronda da Noite” de Rembrandt e ainda o Museu Van Gogh com obras do artista. Nestes museus as filas podem ser também grandes pelo que deverá ir logo de manhã. Nós demoramos cerca de 1 hora e meia no de Van Gogh e cerca de 3 horas no Rijksmuseum. Este museu é todo ele sobre arte e surpreendeu-nos muito pela positiva já o de Van Gogh correspondeu às expetativas mas achamos o preço um pouco alto.
Flower Market
Este mercado existe desde 1862 e situa-se nas margens do rio com casas flutuantes. As suas lojas têm diversas flores como tulipas ou rosas mas também sementes e matérias para plantar. Apesar de bonito e florido, ele é bastante pequeno pelo que não consideramos que seja majestoso mas é uma paragem obrigatória em Amesterdão.
Bairro judeu
Durante os séculos foi-se formando uma grande comunidade judaica em Amesterdão sobretudo fugindo da inquisição de França e da península Ibérica. Dos 120 mil apenas sobreviveram 28 mil após a Segunda Guerra Mundial. Aqui poderá visitar 2 monumentos, a Sinagoga Portuguesa, uma das mais bonitas do mundo e outrora maior do mundo e o Museu Nacional do Holocausto com uma enorme coleção de objectos, coleção de arte e documentos.
– RembrandtPlein (Praça Rembrandt)
Foi um pintor Holandês de grande renome internacional. Na praça Rembrandt encontra-se no centro uma estátua dedicada ao pintor bem como diversas esculturas em representação de uma das suas obras mais conhecidas – A ronda Noturna. Nesta praça concentram-se muitos bares e cafés pelo que é uma das praças mais movimentadas e agradáveis para se estar.
– Voldenpark
Tem 150 anos de existência e é o mais famoso parque da Holanda. Seja para apanhar sol, andar de bicicleta ou construir bonecos de neve, este parque é excelente para relaxar, e é isso que os cidadãos de Amesterdão fazem quando podem.
Esta foi apenas uma seleção, mas Amesterdão tem muito para ver e fazer. Deverá definitivamente andar de bicicleta e comer stroopwafel, frikandel e as panquecas holandesas (pannenkoek). Deverá vislumbrar a famosa e bela estação de comboios, se tiver oportunidade viaje de comboio para outra cidade. É bastante fácil e acessível. Não perca ainda a Leidsplein e a praça do Dam com o palácio Real.
Roterdão
Definitivamente um sinónimo para Roterdão é arquitetura. Uma cidade bastante moderna e com um ambiente altamente internacional, vai querer perder-se nas suas ruas e nos seus edifícios. Há muito para ver nesta cidade mas destacámos:
– Market Hall
O famoso mercado da cidade, num edificío bastante moderno semi elíptico, com imagens gravadas no seu tecto. Pode aproveitar e durante a sua visita pode almoçar ou jantar uma vez que em algumas lojas têm comida já preparada.
– Casas de Cubo
São alguma casas amarelas em forma de cubo, inclinados em 45 graus, feito pelo arquitecto Piet Blom. Terá a oportunidade de visitar um dos cubos e de imaginar como seria habitar numa casa com esta disposição.
– Ponte Erasmus
Um dos lugares mais fotógrafos de Roterdão. A ponte é de facto bela enquadrando-se com os edifícios circundantes também eles modernos e elegantes. O seu nome reflete bem o ambiente internacional da cidade e homenageia o humanista Erasmus de Roterdão.
– Estação de comboios
Se chegou de comboio então é o seu ponto de partida à descoberta desta moderna cidade. A arquitetura desta estação de comboios é notável. Deixe-se impressionar por ela e pelos prédios em redor.
Haia
Bem perto de Roterdão fica Haia, pelo que recomendamos que quando visitar Roterdão dedique um dia a Haia. Haia é a cidade sede do Governo e fica o Palácio Internacional da Paz e onde fica o Tribunal Internacional da Justiça. Apenas tivemos algumas horas pelo que dedicamo-nos a andar pelas suas ruas e a visitar o Palácio Internacional da Paz.
Utrecht
É a quarta maior cidade do país e com uma vida académica muito forte. Fica a 30 minutos de comboio de Amesterdão. O centro histórico é bastante pequeno e as principais atrações estão próximas umas das outras.
Umas das principais atrações é a Domtoren (Torre Dom), a sua subida só é permitida sob a supervisão de um guia. Assim como a igreja Dom que nos finais de tarde de sábados podem ser disfrutados concertos gratuitos. Não deve perder ainda os bares animados da cidade. Infelizmente não tivemos tempo para explorar mais mas fica para uma próxima a visita a Domunder – jornada subterrânea à descoberta da história da cidade e o Castle Oudaen encomendado em 1276
Eidhoven
O chamado centro tecnológico da Holanda e é a 5 maior cidade do país. À semelhança das outras grandes cidades da Holanda, respira-se um ambiente internacional.
O crescimento de Eidhoven deve-se em grande medida à criação da Philips & Co em 1891. Quase todas as ruas no centro levam ao museu da Philips e a sua visita é imperativa. NO museu, além de poder visitar o edifício onde a primeira lâmpada foi feita, irá descobrir a história da empresa bem como a exibição de peças antigas referentes ao século anterior.
Outro museu bastante conhecido em Eidhoven é o Van Abbemuseum conhecido pela sua coleção impressionante.
A cidade oferece ainda ruas bastantes agradáveis para passear, centros comerciais e o estádio do PSV.