Estados Unidos da América

Washington D.C.

Dicas e informação importante:

1 – Os preços são bem caros face aos de Portugal e ao preço indicado nos Menus terá que adicionar o imposto (6%).

2 – Culturalmente tem de se dar gorjeta nos restaurantes – normalmente deixávamos 10% para cima.

3 – A cidade tem muitos monumentos, os mais conhecidos pertencem ao Smithsonian Instituto e são totalmente grátis.

4 – No National Mall (onde fica a Casa Branca, washigton monument, Capitólio, Lincoln Memorial entre outros), recomendamos o uso de trotinete elétrica, pois assim conseguirá poupar tempo e não se vai cansar tanto do que andar a pé.

5 – A cidade é muito grande e se quiser ir ao Pentágono, Arlington cemetery ou até outras zonas, recomendamos o uso do metro e autocarro. Existe passes para 3 dias.

6 – Se visitar nos principiais meses de férias prepara-se para ter filas de alguma dimensão, sobretudo no National Archives. Nós fomos em Setembro e não havia fila quase nenhuma.

Chegamos a Washigton vindos do México pelo que aterramos no Aeroporto Nacional Ronald Reagan. Assim apanhámos o metro e saímos na estação mais próxima do nosso Hotel. Os alojamentos são muito caros, sendo que o hotel – Windsor In – em que ficamos hospedados era dos mais baratos. No entanto avaliamos em 8,5, tanto pela limpeza, localização como pela simpatia do pessoal. Ficamos hospedados 3 noites sendo que chegamos a noite de um dia e no último saímos perto das 16 horas para ir para o aeroporto Internacional.

Na primeira noite fomos por recomendação do hotel jantar a um restaurante da Eritreia – nunca tínhamos experimentado. Foi 40 dólares (com gorjeta) mas saímos muito satisfeitos – Keren Café & Restaurant.

As restantes refeições foram bem mais económicos mas porque resolvemos ir ao MCDonalds, comida Mexicana e supermercados. Tivemos também a oportunidade de experimentar um gelado das típicas carrinhas de gelados que vemos nos filmes

No primeiro dia de visita começamos por ir aos National Archives onde se encontra a Declaração de Independência dos EUA e a Constituição. Para além disso este museu tem também uma sala onde explica as principais alterações da constituição Norte Americana e as principais mudanças na vida política. O Horário é das 9:00 às 17:00 (última admissão)

Depois fomos até ao Capitólio onde tivemos uma visita guiada de cerca de 1 hora. Esta visita foi muito completa sendo um dos grandes momentos da visita a Washigton. Esta visita é gratuita basta procurar no balcão das informações. O capitólio abre às 8:00 e fecha às 16:30, sendo que as tour terminam cerca de 1 hora antes. Está encerrado aos domingos.

De seguida fomos à Libraria do Congresso (tem acesso por tuneis diretamente do capitólio). É na Libraria do Congresso que fica a maior biblioteca do mundo. Tivemos outra visita guiada também de cerca de 1 horas. Aqui a visita já não foi tão essencial pelo que se não tiver muito tempo a mesma é prescindível. O horário de visita é das 8:30 às 16:30 e está fechado aos domingos.

Ainda no primeiro dia fomos aos principais Memoriais: Passamos pelo Washigton Monument (mas está em obras pelo que a visita por dentro não foi possível), Memorial À 2º Guerra Mundial, ao inconfundível Memorial a Lincoln, Memorial aos veteranos da Guerra da Coreia, Memorial a Martin Luther King, Memorial a Roosevelt e o Memorial a Thomas Jefferson. Nestes últimos já estava de noite e no memorial a Roosevelt existe pouca iluminação pelo que recomendamos uma visita de dia.

No dia seguinte começamos a visita ao Museu de História Americana. Neste museu as horas podem variar consoante o mês pelo que recomendamos a leitura no site oficial: https://americanhistory.si.edu/visit/hours.

Este museu é enorme e a sua visita terá de ser feita em várias horas ou dias. Assim nós ficamos cerca de 2 horas e focamos a nossa visita no andar de cima onde conta-nos a história dos EUA desde a independência até à guerra fria. Achamos bem importante para quem quer conhecer detalhes da história dos EUA.

Seguimos viagem para a casa branca e posteriormente para o Pentágono. É bem fácil de chegar porque tem uma estação de metro mesmo junto ao edifício. É proibido tirar fotos nas imediações, mas se você visitar o Memorial às vítimas do Pentágono no 11 de Setembro, poderá tirar fotos.

Seguidamente fomos até ao Arligton cemetery que também tem uma estação de metro própria. Está aberto das 08:00 às 19:00 no Verão e 08:00 às 17:00 no Inverno. Aqui poderá visitar o túmulo de Jonh F. Kennedy e sua família, o túmulo ao soldado desconhecido e de meia em meia hora (no Verão) ou de hora a hora (Inverno) poderá ver o render da guarda sobre este monumento.

Para terminar o dia fomos até Georgetown, um dos bairros mais antigos e atualmente uma das zonas mais luxuosas da cidade com um maravilhoso passeio junto ao rio Potomac.

No dia seguinte ainda tivemos tempo de visitar o Ford Theatre, teatro onde o Presidente Lincoln foi assassinado. Esta visita foi sem dúvida alguma um dos pontos altos da visita e que superou as expetativas. Numa primeira parte o teatro tem uma exibição sobre a vida e a história do assassinato do Presidente. Depois você entra mesmo no teatro e pode ver o camarote onde ele foi assassinado. Por fim ainda visita a casa em frente onde ele foi levado após o tiro e onde acabou falecendo. Tem ainda os desenvolvimentos após a sua morte nomeadamente a captura de todos os envolvidos no assassinato.

Visitamos o museu do ar e espaço. Considerado o museu mais visitado de todos os EUA, acabámos por não achar muito interesse nele. Queríamos ver a pedra da Lua mas tinha sido temporariamente retirada. Se fosse é um apaixonado por viagens espaciais ou aeronaves vai com certeza amar este museu, caso contrário poderá não ter muito interesse.

Para ir para o aeroporto internacional – Washigton Dulles International Airport tem poucas opções económicas. Nós apanhámos um autocarro que vai direto. Pode ver os horários neste site: https://www.wmata.com/schedules/timetables/upload/5a_170625.pdf